google.com, pub-7842777315767865, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Diabetes: Emplastro gratuito à base de mel ajuda a evitar amputações


A diabetes traz várias complicações a pacientes, sendo uma das mais graves as relacionadas a problemas na circulação sanguínea.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, pacientes podem ter a doença arterial periférica, que reduz o fluxo sanguíneo nos pés, podendo acarretar mais facilmente úlceras e infecções e, inclusive, riscos de amputação.


Um grupo de especialistas do Centro de Estudos Superiores de Tepeaca (CEST), na cidade de Puebla, no México, criaram um tratamento inovador que pode ajudar muitos pacientes que sofrem com a diabetes. Trata-se de uma espécie de emplastro à base de mel que ajuda a evitar as amputações, conforme informou o site 24horas.


De acordo com os pesquisadores, o invento tem dado muitos bons resultados em pacientes diabéticos.


“A ideia surgiu de um grupo de alunos do CEST com o objetivo de conhecer os problemas de saúde que ocasionam a diabetes. Durante a pesquisa, foi implementado o mel de abelha. A surpresa foi gratificante, já que, graças aos emplastros com mel, as amputações dos pacientes puderam ser evitadas”, explica Armando Acevedo Méndez, cirurgião traumatologista e investigador.


O emplastro está sendo fabricado com cera de colmeia e mel virgem. Para utilizá-lo, é necessário aplicá-lo sobre a ferida desinfetada.


O tratamento está sendo oferecido gratuitamente na Unidade Avançada de Feridas dos Serviços Médicos de San Baltazar, no México, algo que Méndez faz questão de assegurar.

“O que importa aos diretores do hospital e da escola é que as pessoas tenham um tratamento adequado e gratuito, com o fim de não terem seus membros amputados”.


Para tal, o produto não terá a patente vendida para nenhum laboratório, para que seja acessível a toda a população desprovida de recursos.


Uma notícia duplamente boa: a descoberta natural para um tratamento e o fato de ele ser assegurado gratuitamente, como deve ser a saúde, um direito social que deve ser garantido pelos governos.


Por: Gisella Meneguelli

0 comentário

Kommentare

Kommentare konnten nicht geladen werden
Es gab ein technisches Problem. Verbinde dich erneut oder aktualisiere die Seite.
LogoNovoTransparente.png
bottom of page